quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aboiá no Barracão Clowns!

Após a temporada em Viena o Grupo retorna em cartaz com o espetáculo “Aboiá” que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de agosto às 19h no Barracão Clowns, situado na Av. Amintas Barros, nº 4673 – Nova Descoberta/Natal. Ingressos à venda no local (R$ 20 inteira e R$ 10 meia) e informações pelo telefone: (84) 3221-1816.

A temporada de agosto acontece também com o apoio do Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2012 – Categoria Montagem, em parceria com o Grupo Artesanal de João Pessoa. Vale lembrar que após as apresentações acontece a exposição fotográfica “Fragmentos de uma Tradição” dos fotógrafos Pablo Pinheiro e Tiago Lima, do Coletivo Byreçá.

Nas três apresentações teremos também o Bazar do Aboiá, uma forma que o grupo encontrou de arrecadar dinheiro para conseguir terminar de pagar as passagens aéreas para a Áustria.

"Aboiá" na Universidade de Música
e Artes Cênicas de Viena

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Gratidão...


Corpos muito cansados depois de tantas horas em aviões, depois de muito caminhar, carregar malas, correr, pular, suar (mesmo no frio)...mas os pensamentos estão nas nuvens, a alma está leve e feliz!

Sim, nós conseguimos! O Arkhétypos Grupo de Teatro foi para a Áustria! O espetáculo "Aboiá" foi muito aplaudido! Nosso trabalho, muito elogiado! Nosso trabalho... O trabalho de muitas pessoas: de Caio Padilha, que fez direção musical; de Mona Magalhães, responsável pela maquiagem e caracterização; de Kátia Dantas, que fez os figurinos; de Ronaldo Costa, que criou a iluminação e o cenário*... do diretor Robson Haderchpek, do assistente Alex Cordeiro, de Mayra Montenegro e seus aboios, de cada ator e atriz...de tantos parceiros e amigos importantes, como Clareana Graebner, Marina Soares, Sílvia Rodrigues...é tanta gente que nem cabe aqui!

(*Apesar de não termos conseguido levar todo o cenário, e nos locais de apresentação não haver refletores para a iluminação, levamos ribaltas que também foi Ronaldo quem fez!)

Levamos também a exposição de fotos de Pablo Pinheiro e Tiago Lima, "Fragmentos de uma Tradição", que foi muito importante no processo de criação de "Aboiá". Após as apresentações, colocávamos as fotos no chão e o público se espantava ao conhecer um outro mundo, e compreendia melhor o universo do espetáculo.

Alguém já disse que "para ser universal basta cantar o seu quintal". Hoje em dia é difícil afirmar o autor de uma frase, nesses tempos de tantas falsas citações... Mas arrisco dizer que Leon Tolstói falou isso algum dia.

"Aboiá" foi criado a partir de um universo tão específico do nordeste do Brasil, mas ainda assim falou ao coração dos Austríacos, que se viram nos arquétipos, risos, dores, e histórias compartilhadas. O teatro é mesmo a Arte do Encontro. O encontro do artista consigo mesmo, e do artista com o público, que também pode encontrar-se a si mesmo ali...naquele instante efêmero e eternamente marcante.

Estamos muito felizes, e somos imensamente gratos à
 Universidade Federal do Rio Grande do Norte; à Professora Angelika Hauser-Dellefant e à Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena; e a cada um que contribuiu para que essa viagem acontecesse.

Ainda falta um pouco para conseguirmos terminar de pagar todas as passagens, por isso continuaremos a realizar bazar, rifas...e vamos deixar mais uma vez o número da conta aqui para que, quem puder, contribua! Muito obrigado!

Caixa Econômica - Tauany Thabata Teixeira de Freitas
Agência: 0033
Conta: 151202-3 / operação 013 (conta poupança)

Arkhétypos e Profa. Angelika
na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena