quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Aboiá" é convidado para apresentação na Áustria


O Prof. Dr. Robson Haderchpek, diretor do Grupo Arkhétypos, foi convidado para realizar o workshop “A Arte do Encontro: Como um grupo cria novos rituais para si”, no período de 24 a 28 de junho de 2013 na Universidade de Viena, na Áustria.
O grupo também foi convidado para apresentar seu novo espetáculo, “Aboiá”, mas depende de patrocínio para as passagens aéreas.
Essa notícia foi divulgada hoje no blog do CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN: 
    O curso é um dos desdobramentos de suas pesquisas “Teatro, Ritual e Processos Criativos” e “Teatro e Espiritualidade”, desenvolvidas na UFRN junto com o Arkhétypos Grupo de Teatro.
        O convite surgiu a partir do contato do pesquisador com a professora Angelika Hauser-Dellefant, diretora do Departamento de Música e Movimento da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena - Áustria, uma das mais conceituadas da Europa, no “IDEA 2010: 7º Congresso Mundial de Drama/Teatro e Educação” que foi realizado em Belém (PA) em julho de 2010.
       A UFRN e a Universidade de Viena já vêm a algum tempo estudando possibilidades de parcerias institucionais. Em 2011, a UFRN recebeu a pesquisadora Anita Gritsch, orientanda da Profa. Angelika Hauser-Dellefant para ministrar a oficina “Corpo, Conte e Cante” no evento “Contos da Terra… Cantos do Mar”, promovido pelo Grupo Arkhétypos de Teatro em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Departamento de Artes da UFRN.
        O Grupo Arkhétypos de Teatro também foi convidado a apresentar o espetáculo “Aboiá” na Universidade de Viena. O espetáculo é o resultado de um ano e meio de pesquisas sobre o universo da cultura sertaneja. “Aboiá” foi vencedor do Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz – Categoria Montagem 2012 e estréia nos dias 03, 04 e 05 de maio no Barracão dos Clowns, em Natal. O Arkhétypos vem conquistando espaço no cenário local, nacional e agora, internacional, no entanto, ainda aguarda verbas do Ministério da Cultura para custear as passagens aéreas do grupo, para que a cultura sertaneja e as pesquisas da UFRN possam ser divulgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário